+

Notícias

 News.png

RESULTADOS DE PESQUISA MULTIDISCIPLINARES

  • A ciência das (in)certezas: Estatística Espacial

Entrevista com o prof. Dr. Diogo F. Rossoni à Conexão Ciência sobre Estatística e algumas aplicações (15/06/2023).

mao.png Saber mais...

  • Uso da Geoestatística na prevenção de quedas de árvores em Maringá

A Prefeitura de Maringá assina cooperação técnica com o DES/UEM para  estudos do mapeamento estatístico dos locais da cidade onde há maior probabilidade de queda de árvores em eventos climáticos, como temporais. O coordenador do projeto, é o prof. Dr. Diogo F. Rossoni (Coordenador do  Programa de Bioestatística - PBE)  (10/10/2022).

mao.png Saber mais... (Reportagem RPC)

  • Sistema Arboviroses (dashoard):

Alunos desenvolvem protótipo de controle de doenças causadas por vírus. O Sistema Arboviroses atua na coleta de dados e publicação de relatórios para estratégia de combate a endemias. O Sistema Arboviroses é um trabalho de colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCC/UEM), o Departamento de Estatística (DES/UEM), a Sesa/PR e o Centro Universitário Ingá (Uningá). O projeto e o protótipo foram desenvolvidos nos últimos três meses apresentados durante a cerimônia de encerramento da disciplina de Engenharia de Software (24/11/2022).

mao.png Saber mais... (Reportagem RIC)

  • ArboviControl: Uma ferramenta de combate à dengue

UEM e Secretaria de Saúde do PR. Eniuce Menezes, professora do Departamento de Estatística (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) da UEM, responsável pelo ArboviControl, explica que, de maneira on-line, o usuário conseguirá gerar relatórios com dados atualizados semanalmente (26/11/2021).

mao.png Saber mais (1)... Saber mais (2)... 

mao.png Profª. Drª. Eniuce Menezes (Conexão Ciência)

  • Sobre o tema COVID-19

A empresa Gluco Scan, de Maringá-PR, em parceria científica com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolveu um software mundialmente inovador para o diagnóstico da Covid-19, o SpectroCheck. Por meio de análise da língua do indivíduo, o método promove o resultado em segundos. A profª. Drª. Eniuce Menezes do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) do Departamento de Estatística (DES) da UEM, além de muitos outros profissionais de uma equipe multidisciplinar composta por outros departamentos, colaboraram nas análises dos dados. Relatam que a acurácia do aparelho é de até 90%. São dados científicos bastante promissores para o auxílio ao combate à pandemia da Covid-19 além do potencial de expansão para detecção de muitas outras doenças. O projeto está sob a coordenação do prof. Dr. Dennis Armando Bertolini do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB)  da UEM (18/6/2021).

mao.png Saber mais... (Reportagem RPC)

Pesquisadores da UEM apresentam resultados de estudo sobre a disseminação da COVID-19 em Maringá e região.

mao.png Saber mais...

Um projeto promovido pelo consórcio dos Departamentos de Matemática e Estatística da UEM e também com representantes da 15ª Regional de Saúde do Paraná, disponibilizaram um site que traça um mapa os casos da COVID-19 na região.

mao.png Saber mais... (Reportagem RPC)

  •  Desenvolvimento de material antipoluente

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (DQI/DEQ/DES-UEM), em conjunto com profissionais de outras instituições (UTFPR), publicaram no Journal of Hazardous Materials um artigo científico que trata do uso da casca do pinhão para desenvolvimento de um material adsorvente de bisfenol A, ou seja, com propriedade de fixá-lo e, principalmente, removê-lo. O objetivo é reduzir problemas socioambientais. O Prof. Dr. Vanderly Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) do Departamento de Estatística (DES) da UEM, foi  o responsável pela análise estatística dos dados (26/05/2021).

mao.png Saber mais...

 

CURIOSIDADES
  • IoT - "Internet das Coisas"

IoT cresce de forma assustadora. O que os estatísticos têm a ver com isso?

mao.png Saber mais...

  •  IoT – Estatística na era digital

mao.png Saber mais...

  •  Estatístico - A profissão do futuro!

A melhor carreira de 2017 nos Estados Unidos, segundo o site CareerCast, é também a segunda mais rentável no Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Apesar de pouco conhecida, a estatística — ciência que coleta, analisa e sumariza os dados — é reconhecida como a profissão do futuro na era do Big Data.

mao.png Saber mais... 

  • Informações sobre a profissão de Estatístico:

CONRE3

O futuro das coisas

Statistician overview

Superinteressante

Remuneração (UOL-2023)

joia.png Gostou das matérias?

 Quer saber mais sobre o Curso de Estatística da UEM?

mao.png Saber mais...